"O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada, Caminhando e semeando, no fim terás o que colher".
Cora Coralina

Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2011

OS SETE SABERES




Para Edgar Morin pensar e fazer educação do futuro é colocar no centro das preocupações da formação dos jovens, os sete saberes:
Conhecimento, a educação deve demonstrar que não há conhecimento sem erro ou ilusão;
O conhecimento pertinente, juntar as mais variadas áreas de conhecimento, contra a fragmentação;
Ensinar a condição humana, não somos um algo só, somos indivíduos mais que culturais, somos psíquicos, fisícos, míticos, biológicos, etc.;
Ensinar a comprensão humana, nunca se ensina sobre compreender uns aos outros;
Enfrentar as incertezas, ensinar que a ciência deve trabalhar com a idéia de que existem coisas incertas;
Condição planetária, o tesouro da humanidade está na sua diversidade criadora, mas a fonte de sua criatividade está na sua unidade geradora;
Antropo-ético, está ancorado em três elementos: indivíduo, sociedade e espécie.
Para Edgar Morin tudo deve estar integrado, porque a visão fragmentada faz com que os problemas permaneçam invisíveis para muitos. O que entendi ao explorar o conteúdo é que realmente não faz educação sem valorizar e focar cada saber, pois como educadores não podemos ser simplesmente transmissores de conteúdos, sem levar em consideração vários aspectos, ou seja, os sete saberes, que nada mais são que diretrizes para nossas práticas pedagógicas. O saber de maior relevância é o 3º "Ensinar a condição humana" temos que entender que o aluno não é mero receptor de conteúdos, tem uma gama muito grande de aspectos que temos que focar no aluno, para uma boa aprendizagem.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Plano de Aula

PLANO DE AULA DE QUÍMICA
SÉRIE: 5º SEMESTRE (3º ANO) - ENSINO MÉDIO
TEMA: TIPOS DE CADEIA ORGÂNICA
Profª: Luciana e Rita de Cássia

OBJETIVOS

·         Classificar as cadeias carbônicas;
·         Distinguir cadeia homogênea de cadeia heterogênea;
·         Identificar um heteroátomo numa cadeia carbônica;
·         Compreender a diferença entre cadeia normal e ramificada;
·         Compreender que a insaturação se dá apenas entre os átomos de carbono

CONTEÚDO

Tipos de cadeia orgânica:

v  Quanto ao fechamento:
·         Cadeia aberta ou acíclica;
·         Cadeia fechada ou cíclica.
v  Quanto à disposição do átomos:
·         Cadeia normal;
·         Cadeia ramificada.
v  Quanto aos tipos de ligação:
·         Cadeia saturada;
·         Cadeia insaturada
v  Quanto à natureza dos átomos:
·         Cadeia homogênea;
·         Cadeia heterogênea.


METODOLOGIA

·         Exposição do conteúdo com a utilização do retroprojetor de slides;
·         Uso do livro didático;
·         Uso do quadro-giz.

AVALIAÇÃO

·         Atividades orais e escritas;
·         Trabalhos em grupos e individuais observando se os objetivos foram alcançados;

BIBLIOGRAFIA

·         FELTRE, Ricardo. Química Orgânica.Volume 3. Moderna. 6ª ed. São Paulo,2004.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Plano de Aula - Wesley e Fabiana

 Plano de aula

3º ano do Ensino Fundamental

Disciplina: Língua Portuguesa


Objetivos:

- Complementar histórias em quadrinhos com textos simples;
- Apreciar a leitura utilizando recurso de gibis;
- Apropriar-se da linguagem típica de histórias infantis e quadrinhos;
- Inserir textos simples d acordo com seu nível, nos balões, com características da conversação natural entre os personagens, a partir das imagens que sugerem situações de compreensão dos elementos visuais expostos na sequência de imagem disponibilizada no aplicativo calc, Excel ou outros de sua preferência;
- Explorar os recursos da narrativa: introdução, desenvolvimento e conclusão;
- Em uma turma já alfabetizada, pode-se trabalhar ordem da narrativa, personagens principais e secundários, a oralidade, e a produção de texto em balões por meio do discurso direto e ainda o discurso indireto;
- Compreender e utilizar os diferentes recursos da história em Quadrinhos usando o computador;
- Trabalhar as expressões da personagem nos diferentes quadrinhos;
- Explorar a variação linguística existente entre os personagens da história observada;
- Conhecer diferentes recursos disponibilizados pela internet e pelas ferramentas digitais;

Metodologia:

- Através de história em quadrinhos retiradas da internet ou criadas no HagáQuê, sem as falas retirado da internet, criar a história de acordo com o entendimento;
- Digitar dentro a história dentro dos quadros observando a imagem;
- Planejar a aula antes de usar o software no laboratório. É necessário que defina o objetivo a atingir antes de cada aula. Principalmente, antes de ir para o computador realizar a atividade, é necessário um trabalho anterior com a história em quadrinho, com as características desse gênero textual.
- Esta aula desenvolvida em duplas no computador, promove a interação no momento da produção, pois permite que o aluno troque com seu par opiniões acerca da produção, da ortografia das palavras, dos elementos da pontuação, entre outros recursos exigidos no momento da produção.
- Vale ressaltar ainda, que a ferramenta e a metodologia utilizadas, promovem uma motivação extra para a produção e a leitura de textos.


Recursos:

- Laboratório de Informática, aplicativo calc com imagens e local para ser digitado o texto ou falas.

Outros recursos:

*Software HagáQuê
*Conexão Internet


Avaliação

- Deve-se observar o interesse dos alunos pela atividade observando-se que é necessário motivá-los antes de cada atividade. Assim, estarão sensibilizados para criar uma história usando seus conhecimentos referentes á história e ao software utilizado. Ao socializar as histórias com a turma, observa-se que eles vão criar diferentes textos para uma mesma seqüência de imagens.
- A cada nova história produzida pelo aluno, o professor perceberá os avanços individuais em relação à criatividade, à ortografia e aos elementos da narrativa.
- Outra atividade que permite que além de estar exercitando a escrita, permite que o aluno avalie seu crescimento, é o registro, num diário, de suas atividades em cada aula de Língua Portuguesa.
- Após produzir a história e imprimi-la, pode-se optar, por exibi-la em painel, ou criar um livro com todas as histórias e convidar outros alunos a ler a produção da turma.


Referência:

Blog Minha Caixa Mágica

FOTOS DO TRABALHO DESENVOLVIDO





segunda-feira, 9 de maio de 2011

Bullying

 
O que é bullying?

Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas.
O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opresão, intimidação, humilhação e maltrato.
"É uma das formas de violência que mais cresce no mundo", afirma Cléo Fante, educadora e autora do livro Fenômeno Bullying: Como  Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz (224 págs., Ed. Verus, tel. (19) 4009-6868 ). Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.
Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.