"O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada, Caminhando e semeando, no fim terás o que colher".
Cora Coralina

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terça-feira, 17 de maio de 2011

OS SETE SABERES




Para Edgar Morin pensar e fazer educação do futuro é colocar no centro das preocupações da formação dos jovens, os sete saberes:
Conhecimento, a educação deve demonstrar que não há conhecimento sem erro ou ilusão;
O conhecimento pertinente, juntar as mais variadas áreas de conhecimento, contra a fragmentação;
Ensinar a condição humana, não somos um algo só, somos indivíduos mais que culturais, somos psíquicos, fisícos, míticos, biológicos, etc.;
Ensinar a comprensão humana, nunca se ensina sobre compreender uns aos outros;
Enfrentar as incertezas, ensinar que a ciência deve trabalhar com a idéia de que existem coisas incertas;
Condição planetária, o tesouro da humanidade está na sua diversidade criadora, mas a fonte de sua criatividade está na sua unidade geradora;
Antropo-ético, está ancorado em três elementos: indivíduo, sociedade e espécie.
Para Edgar Morin tudo deve estar integrado, porque a visão fragmentada faz com que os problemas permaneçam invisíveis para muitos. O que entendi ao explorar o conteúdo é que realmente não faz educação sem valorizar e focar cada saber, pois como educadores não podemos ser simplesmente transmissores de conteúdos, sem levar em consideração vários aspectos, ou seja, os sete saberes, que nada mais são que diretrizes para nossas práticas pedagógicas. O saber de maior relevância é o 3º "Ensinar a condição humana" temos que entender que o aluno não é mero receptor de conteúdos, tem uma gama muito grande de aspectos que temos que focar no aluno, para uma boa aprendizagem.

2 comentários:

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