"O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada, Caminhando e semeando, no fim terás o que colher".
Cora Coralina

Páginas

terça-feira, 10 de maio de 2011

Plano de Aula - Wesley e Fabiana

 Plano de aula

3º ano do Ensino Fundamental

Disciplina: Língua Portuguesa


Objetivos:

- Complementar histórias em quadrinhos com textos simples;
- Apreciar a leitura utilizando recurso de gibis;
- Apropriar-se da linguagem típica de histórias infantis e quadrinhos;
- Inserir textos simples d acordo com seu nível, nos balões, com características da conversação natural entre os personagens, a partir das imagens que sugerem situações de compreensão dos elementos visuais expostos na sequência de imagem disponibilizada no aplicativo calc, Excel ou outros de sua preferência;
- Explorar os recursos da narrativa: introdução, desenvolvimento e conclusão;
- Em uma turma já alfabetizada, pode-se trabalhar ordem da narrativa, personagens principais e secundários, a oralidade, e a produção de texto em balões por meio do discurso direto e ainda o discurso indireto;
- Compreender e utilizar os diferentes recursos da história em Quadrinhos usando o computador;
- Trabalhar as expressões da personagem nos diferentes quadrinhos;
- Explorar a variação linguística existente entre os personagens da história observada;
- Conhecer diferentes recursos disponibilizados pela internet e pelas ferramentas digitais;

Metodologia:

- Através de história em quadrinhos retiradas da internet ou criadas no HagáQuê, sem as falas retirado da internet, criar a história de acordo com o entendimento;
- Digitar dentro a história dentro dos quadros observando a imagem;
- Planejar a aula antes de usar o software no laboratório. É necessário que defina o objetivo a atingir antes de cada aula. Principalmente, antes de ir para o computador realizar a atividade, é necessário um trabalho anterior com a história em quadrinho, com as características desse gênero textual.
- Esta aula desenvolvida em duplas no computador, promove a interação no momento da produção, pois permite que o aluno troque com seu par opiniões acerca da produção, da ortografia das palavras, dos elementos da pontuação, entre outros recursos exigidos no momento da produção.
- Vale ressaltar ainda, que a ferramenta e a metodologia utilizadas, promovem uma motivação extra para a produção e a leitura de textos.


Recursos:

- Laboratório de Informática, aplicativo calc com imagens e local para ser digitado o texto ou falas.

Outros recursos:

*Software HagáQuê
*Conexão Internet


Avaliação

- Deve-se observar o interesse dos alunos pela atividade observando-se que é necessário motivá-los antes de cada atividade. Assim, estarão sensibilizados para criar uma história usando seus conhecimentos referentes á história e ao software utilizado. Ao socializar as histórias com a turma, observa-se que eles vão criar diferentes textos para uma mesma seqüência de imagens.
- A cada nova história produzida pelo aluno, o professor perceberá os avanços individuais em relação à criatividade, à ortografia e aos elementos da narrativa.
- Outra atividade que permite que além de estar exercitando a escrita, permite que o aluno avalie seu crescimento, é o registro, num diário, de suas atividades em cada aula de Língua Portuguesa.
- Após produzir a história e imprimi-la, pode-se optar, por exibi-la em painel, ou criar um livro com todas as histórias e convidar outros alunos a ler a produção da turma.


Referência:

Blog Minha Caixa Mágica

FOTOS DO TRABALHO DESENVOLVIDO





2 comentários:

  1. Post referente a parte 4 da atividade ED01

    A Fabiana não participou desta atividade?

    ResponderExcluir
  2. O nome dela foi acrescido posteriormente à correção... irei reconsiderar.

    ResponderExcluir

COMENTA AI VAI!!!!!